Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A espécie Bidens pilosa L. é originária da América do Sul e encontra-se em quase todos os países de regiões tropicais e subtropicais, assim como em algumas regiões da Europa. Relatos dos usos populares medicinais a referenciam principalmente no combate às infecções de origem bacteriana, fúngica, helmíntica e viral, além do potencial de ação anti-inflamatória. Sua infusão é empregada por longa data pelos povos indígenas da região amazônica como diurética, emenagoga, anti disentérica e para o tratamento da icterícia; além de ser anti-reumática, hepatoprotetora, antibiótica e até antitumoral. As folhas são usadas na forma de infusão, decocto ou suco. O suco das folhas é aplicado em feridas, machucados, contusões e dermatites, além de ser útil no combate à icterícia e febres em quadros de rubéola e escarlatina. As flores são indicadas contra diarréia e, como infusão, para o alívio da angina.
No estado do Pará, município de São Domingos do Araguaia, na aldeia Yetá - reserva sororó (etnia suruí aikewara), as folhas, caule e raiz são utilizados na forma de banho, a partir da imersão em um balde com água - em média 10L -, para o tratamento de anemia.
Nome da planta - objeto - produto
Picão
Número de Registro Etno
MFS_000684_etn
Referências
Bringel Jr., J.B.A.; Reis-Silva, G. A. 2020. Bidens in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2021
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Coletor
Ano de Entrada
2021