Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A cuieira é uma espécie típica da América Central, mas pode ser encontrada também na região amazônica, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os frutos são utilizados na fabricação de cuias que servem como utensílios domésticos, instrumentos musicais (berimbau e chocalhos) e objetos de decoração. A polpa do fruto, quando verde, possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e antimicrobianas, sendo aplicada na medicina popular no combate a doenças respiratórias, hipertensão, diabetes, problemas urinários; quando madura, a polpa é considerada fitotóxica e pode ser abortiva; as sementes ainda apresentam propriedades diurética e purgativa. As cuias desta coleção foram adquiridas em um sistema agroflorestal (SAF) no município de Capitão Poço, nordeste paraense, onde espécies vegetais são cultivadas em associações com outras comerciais e nativas, a exemplo o açaí, a laranja, o cacau, o cupuaçu, a cuia etc.
Nome da planta - objeto - produto
Cuias
Número de Registro Etno
MFS_000615_etn
Referências
Lorenzi, H.; Matos, F.J.A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2008. 511p
RODRIGUES, Marinês de Maria Ribeiro. Vida e formas de saberes de produtoras de cuia numa comunidade ribeirinha – Abaetetuba Pa. Cadernos de Agroecologia, [S.l.], v. 10, n. 3, may 2016.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2022