Descrição Biocultural
Incicação Biocultural: O pracaxi (Pentaclethra macroloba (Willd.) Kuntz) é uma espécie oleaginosa de grande importância na indústria fitoterápica e cosmética. Na Amazônia brasileira ocorre tanto em terra firme, como em floresta de várzea. O óleo é extraído tradicionalmente das sementes do pracaxizeiro, tem coloração amarelo-clara e libera grande quantidade de gordura sólida e branca. Possui odor bem singular, sendo por isso conhecido popularmente como “árvore fedida”. Seu uso abrange finalidades terapêuticas com potencial antioxidade, redução de manchas na pele e prevenção de estrias. Estudos demonstram que o uso do óleo de pracaxi combinado ao óleo de copaíba combate acne, e a sinergia de ambos os óleos aponta para um alto poder cicatrizante e de hidratação capilar.
O óleo desta coleção foi adquirido na Feira Municipal de Bagre, Marajó, Pará, que comercializa uma diversidade de produtos cosméticos e medicinais oriundos principalmente de outras cidades, como Belém, Fortaleza e Goiânia. O referido produto é indicado para tratar dores musculares, picada de cobra e até no tratamento de câncer.
Nome da planta - objeto - produto
Óleo de Pracaxi
Número de Registro Etno
MFS_000634_etn
Referências
CRESPI, B.; GUERRA, G.A.D. 2013. Ocorrência, coleta, processamento primário e usos do pracaxi (Pentaclethramacroloba (Willd.) Kuntze) na ilha de Cotijuba, Belém – PA. Revista Brasileira de Agroecologia. 8(3): 176-189. ISSN: 1980-9735.
Scaramella LR, Amorim LM, Martin MLB, Garcia A de FSR. Uso do óleo vegetal de Pracaxi como silicone natural na haste capilar. Braz. J. Nat. Sci [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 4º de maio de 2022]; 3(3):514. Disponível em: https://bjns.com.br/index.php/BJNS/article/view/114
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Leguminosae - Caesalpinioideae > Pentaclethra macroloba (Willd.) Kuntze
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2022