Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A festa do Sairé ocorre todos os anos na segunda semana do mês de setembro na vila de Alter do Chão, Santarém, Pará.O ritual religioso do Sairé é conduzido por rezadeiras e foliões que entoam canto ao Divino Espírito Santo e à Virgem Maria durante as quatro noites da festa. O objeto biocultural desta coleção é a rabeca, que tem amplos significados neste festejo religioso, que contempla o sagrado e o profano.A construção da rabeca é feita por diferentes espécies vegetais que resultam na confecção das partes do instrumento: arco (com madeira e fibras de folhas); com o cedro vermelho(Cedrela odorata L., Meliaceae) são fabricados os tampos superiores e inferiores; tampos laterais e outros reforços. A grande variação destas matérias-primas de origem vegetal para sua confecção leva a funções específicas no instrumento,incluindo as que sejam bons para vibrações sonoras.
Nome da planta - objeto - produto
Rabeca e Arco
Número de Registro Etno
MFS_000770_etn
Referências
Figueira, C. L., & Santos, B. T. dos. (2020). A festa de Sairé: uma narrativa de resistência da cultura borari em Alter do chão (PA). HISTÓRIA UNICAP, 7(13), 263–274. https://doi.org/10.25247/hu.2020.v7n13.p263-274
ARAUJO NETO, João Nicodemos de. A construção da rabeca: Idiossincrasias do mestre Antônio Merengue. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019
Categoria de Uso
dança | festa | Instrumental