Descrição Biocultural
O breu branco e amarelo são subprodutos extraídos de espécies, como a árvore da espécie Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand, da família Burseraceae, e de outras espécies desse gênero e família, está presente nessas plantas em forma de uma resina viscosa, produzida naturalmente. O breu é encontrado principalmente na região amazônica, pode ser extraído por meio de pequenos cortes no tronco das árvores onde o líquido é exsudado ou pela destilação contínua de pedaços do tronco. Possui um odor marcante e que se solidifica no tronco da planta, é muito utilizado por povos indígenas e ribeirinhos de forma medicinal devido possuir substâncias que são anti-inflamatórias e analgésicas, também é usado para calafetar barcos e até mesmo em algumas regiões tem uso para iluminação, na medicina popular seu óleo essencial tem uso como anti-inflamatório, cicatrizante e expectorante, além disso também em decorrência da sua fragrância foi incluído na aromaterapia e aplicações industriais principalmente na produção de cosméticos e perfumes. Essa doação é vinda da Feira Livre de Produtores Artesanais da avenida paulista na cidade de São Paulo.
Nome da planta - objeto - produto
Breu Branco e Breu Amarelo
Número de Registro Etno
MFS_000823_etn
Referências
LIMA, A. O. Avaliação do Efeito da Administração Sistêmica do Breu Branco no
Trauma Oclusal Primário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - UNESP, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/5cbce3e9-fc5d-43ee-8d15-2c8878ace85e/content.
NUNES, P. P; SOUZA, R. H. Espaço Não Formal Amazônico Museu da Amazônia Como Oportunidade de Aprendizado no Ensino da Química Para O Nível Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, Manaus (AM), v. 9, e218123, 2023. Disponível https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2181/929.
em: Burseraceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: (https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB6593).