Descrição Biocultural
O cajueiro (Anacardium occidentale L.), pertencente à família Anacardiaceae é uma planta nativa, não endêmica do Brasil, com ocorrência nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste. É uma árvore xerófila, com folhas coriáceas de coloração verde creme e tronco tortuoso. O caju, popularmente conhecido como “fruto” do cajueiro, é formado por uma parte suculenta originada do pedúnculo (pseudofruto) e uma castanha, que constitui o fruto verdadeiro, originada a partir do ovário da flor.
O pedúnculo é rico em ácido ascórbico e tem grande ação antioxidante, enquanto a castanha possui diversos minerais, como ferro, fósforo, magnésio e cálcio, além de vitaminas E, K, B6 e C. A amêndoa apresenta também boa proporção de macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos).
O caju possui relevante valor social e econômico nos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte respectivamente. O fruto (castanha) e o pedúnculo são aproveitados para o preparo de doces, sucos, polpa ou consumidos in natura, além de despertar interesse das indústrias farmacêutica e química. Atualmente a agroindústria do cajú movimenta US$43,9 milhões todos os anos só em exportação.
A cajuína é uma bebida típica do Nordeste brasileiro e reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Seu processo de produção é realizado a partir do pedúnculo do cajú utilizando técnicas para clarificação do suco que envolvem diversas etapas, como: a seleção dos pedúnculos, lavagem, prensagem, filtração e tratamentos térmicos (aquecimento e resfriamento). A cajuína desta coleção foi adquirida no Mercado Público Municipal de Caramuru em Parnaíba-PI.
Nome da planta - objeto - produto
Cajuína
Número de Registro Etno
MFS_000869_etn
Referências
Cajuína: como produzir com qualidade. / Fernando Antonio Pinto de Abreu, Arthur Cláudio Rodrigues de Souza - Fortaleza : Embrapa Agroindústria Tropical, 2004.
Coelho et al. CAJUÍNA SÃO JOÃO, UMA ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM ARACOIABA, CEARÁ. REVISTA ARACÊ, São José dos Pinhais, v.7, n.6, 2025.
Silva-Luz, C.L.; Pirani, J.R.; Pell, S.K.; Mitchell, J.D. Anacardiaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2025
Sousa, et al. Aspectos nutricionais do caju e panorama econômico da Cajucultura. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2025