Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A argila é um material sedimentar constituído por granulações finas, e quando é umedecido com água apresenta grande plasticidade e, por este motivo, tem largo emprego na Geoterapia para dores e inflamações musculares. A argila para emplasto desta coleção é feita a partir da mistura de argila com água até se obter uma consistência pastosa, que auxilia no envolvimento do corpo no contato com a inflamação. A argila medicinal tem usos históricos na humanidade e muitas civilizações utilizavam a técnica de emplasto com base na observação de animais feridos que procuravam certos tipos de ‘’lamas’’ para tratamento de suas feridas; este foi o mecanismo responsável pela descoberta de diversas argilas medicinais. Dentre suas propriedades destacam-se a absorção de impurezas, revigoramento dos tecidos e ativação da circulação; além do potencial para aplicações cosméticas e terapêuticas. As argilas apresentam variedade de cores e de composição, podendo ser encontradas nas cores verde, branca, rosa, amarela, cinza, preta, entre outras, isso deve-se à origem de sua matéria orgânica ou do mineral encontrado em sua composição. Desse modo, são seus componentes que determinam seu mecanismo e modo de uso.
Nome da planta - objeto - produto
Argila para emplastro
Número de Registro Etno
MFS_000672_etn
Referências
TRUPPEL, M. et al. ARGILOTERAPIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS CONSTITUINTES E UTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA. Faz Ciências, v.22, n.36, p.143-163, dezembro de 2020. Disponível
em:<350002288_ARGILOTERAPIA_UMA_REVISAO_DE_LITERATURA_SOBRE_OS_CONSTITUINTES_E_UTILIZACOES_DOS_DIFERENTES_TIPOS_DE_ARGILA>. Acesso em: 17 de nov. 2021.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Doador
Ano de Entrada
2018