Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O trigo, pertencente ao gênero botânico Triticum sp., família Poaceae, é uma planta herbácea originária de gramíneas selvagens da Ásia, em região próxima dos rios Tigre e Eufrates, há 10.000 e 15.000 anos antes do presente. O grão do trigo, denominado cariopse, é pequeno (mede, em média, 6-7 mm) e seco, sendo utilizado principalmente na produção da farinha de trigo. Este cereal possui grande relevância litúrgica para as diferentes comunidades cristã por ser mencionado diversas vezes em passagens bíblicas, carregando a simbologia da ressurreição de cristo pela relação do trigo com a semeadura, crescimento e colheita. Desse modo, fazendo uma analogia da morte e ressurreição de cristo e como ele deu à vida pelos seus.
O ramo de trigo desta coleção está inserido na temática das religiões e religiosidades cristãs, pois através dele são fabricadas as hóstias que se tornaram símbolo do corpo de Jesus Cristo no momento da Consagração; dando ao grão o significado da vida e do amor de Deus.
Nome da planta - objeto - produto
Ramo de Trigo
Número de Registro Etno
MFS_000671_etn
Referências
TEODORO, Leandro Alves. O poder sacralizado dos clérigos de Castela (século XIII e início do século XIV). Anos 90, v. 26, p. 1-18, 2019.
BARBIERI, R. L.; STUMPF, E. R. T. Origem e evolução de plantas cultivadas. 1. Ed. Brasília: Embrapa informação tecnológica, 2008. 909 p. Disponível em:
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/746617/origem-e-evolucao-de-plantas-cultivadas. Acesso em: 09 de nov. 2021.
MANSK, E. A linguagem dos símbolos no culto cristão. ed.1. Porto Alegre-RS: Sinodal, 2012. Disponível em:https://www.luteranos.com.br/conteudo/a-linguagem-dos-simbolos-no-culto-cristao. Acesso em: 09 de nov. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019