Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A Estatueta de Lampião é um artigo decorativo que retrata a figura de um cangaceiro, importante símbolo da cultura nordestina. Este homem construiu uma imagem de valente e é, até hoje, objeto de estudos e análises, inclusive na literatura de cordel, na qual se faz presente através da grande quantidade de folhetos que elucidam a história do maior bandido do cangaço; nas danças, canções e peças de artesanatos. O artefato desta coleção foi produzido manualmente por artesões da cidade de Maceió-AL, e é feito da madeira de imbuia, Ocotea porosa (Nees & Mart.) Barroso, família Lauraceae. Essa espécie é uma árvore de porte elevado, podendo atingir até 30 m de altura na idade adulta. A madeira da imbuia é moderadamente pesada, dura, com cheiro característico agradável e de resistência mecânica média. Além disso, é considerada de boa durabilidade natural e resistente ao ataque de organismos xilófagos, sendo ideal para marcenaria e podendo ser facilmente serrada e trabalhada com máquinas.
Nome da planta - objeto - produto
Estatueta de Lampião
Número de Registro Etno
MFS_000665_etn
Referências
RAQUEL, M. et al. Caracterização Física, Química e Anatômica da Madeira de Ocotea porosa (Nees & C. Mart.) Barroso. Embrapa, Colombo-PR, dez. de 2006. Disponível em:https://core.ac.uk/download/pdf/15427964.pdf. Acesso em: 26 de out. 202.
SOUSA, de T. B. O CANGAÇO NA FIGURA DE LAMPIÃO: A imagem de um cangaceiro
memorizada nos folhetos de cordel. UFCG–CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, CAJAZEIRAS-PB, nov. de 2012. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/10733/3/THAYS%20BARROS%20 DE%20SOUSA.%20TCC%20LICENCIATURA%20PLENA%20EM%20HIST%c3%93RIA.%202012.pdf. Acesso em: 26 de out. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019