Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A planta Borboleta, Hedychium coronarium J.Koenig, família Zingiberaceae, é uma erva terrestre naturalizada, não endêmica do Brasil, nativa da Ásia tropical. A palavra Hedychium vem do grego e significa ‘neve doce’ e coronarium do latim ‘corona’, significa ‘coroa’. Além de Borboleta, é conhecida popularmente também como lírio-do-brejo, mariazinha-do-brejo e gengibre-branco. Na medicina popular brasileira, o extrato desta espécie é usado no tratamento de dores, ferimentos, infecções em geral, inflamações na garganta e reumatismo. Na medicina tradicional chinesa os rizomas servem contra dores de cabeça, dores intensas, contusões e reumatismo. Em comunidades tradicionais amazônicas o chá/decocção, banho/maceração das raízes, flores e folhas são utilizados para tratar albumina e inchaço na gestação e anemia. A exsicata desta coleção foi coletada na Ilha do Combu, município de Belém - PA. Na casa de Dona Mariquinha a planta é usada no preparo do chá por infusão, para tratamento da anemia.
Nome da planta - objeto - produto
Borboleta - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000644_etn
Referências
MARTINS, M.B.G.; CARAVANTE, A.L.C.; APPEZZATO-DA-GLÓRIA,B.; SOARES, M.K.M.2; MOREIRA, R.R.D.; SANTOS, L.E. Caracterização anatômica e fitoquímica de folhas e rizomas de Hedychium coronarium J. König (Zingiberaceae). Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.12, n.2, p.179-187, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-05722010000200009 . Acesso em: 14 de mar. 2024.
André, T. Zingiberaceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB110705. Acesso em: 14 mar. 2024
Nº de Registro de Exsicata
MFS009132
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Coletor
Ano de Entrada
2019