Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é um arbusto originário da Europa, as folhas desta erva perene e aromática são bem conhecidas como condimento na culinária, além disso tem sido amplamente empregada para fins medicinais. A infusão das folhas é indicada como estimulante de apetite, combate a azia e atua em problemas respiratórios e cardíacos. Em algumas comunidades tradicionais costuma-se tratar dores de cabeça e doenças da circulação. Também é usada como estimulante cerebral e um leve analgésico no alívio das perturbações respiratórias. As folhas de alecrim mostraram outras variedades de bioatividades: antioxidante, antitumoral, anti-HIV e anti-inflamatório.
Além dos usos supracitados, essa planta é empregada como incenso pela Igreja Católica desde a antiguidade para defumação de lugares santos e em celebrações. Na igreja ortodoxa grega, o óleo é utilizado para unção e nas religiões de matriz africana, em banhos e como incenso. O alecrim tem uma valiosa importância para os cristãos, por acreditarem que o aroma característico da planta dá-se pelo fato de que durante a fuga da sagrada família para o Egito, a Virgem Maria lavou as fraldas do menino Jesus e estendeu sobre os alecrins.
Nome da planta - objeto - produto
Incenso de Alecrim
Número de Registro Etno
MFS_000610_etn
Referências
VAZ, A. P. A.; JORGE, M. H. A. ALECRIM. Corumbá, MS: Embrapa Pantanal, 2006.
PORTE, A.; GODOY, RONOEL L. O. ALECRIM ( Rosmarinus officinalis L.): PROPRIEDADES ANTIMICROBIANA E QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, [S.l.], dec. 2001.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019