Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O gênero Cucurbita L. está associado com o homem nas Américas há pelo menos 10.000 anos. Cucurbita maxima Duchesne ex Lam. e as demais espécies componentes do gênero foram selecionadas há muito tempo pelos índios americanos, sendo que, as civilizações Asteca, Inca e Maia foram estruturadas com base num complexo alimentício composto principalmente por abóbora, milho e feijão, o que resultou na importância histórica e cultural dessas espécies.
A abóbora-moranga é uma erva rastejante amplamente cultivada no Brasil, com inúmeras variedades, mas suas formas silvestres ancestrais se encontram no norte da Argentina, Bolívia e Uruguai. O fruto é do tipo baga, com polpa adocicada de coloração variando de amarela à laranja-escuro, possuindo, em média, de 100 a 800 sementes por fruto. A polpa dos frutos imaturos e/ou maduros é empregada tanto na elaboração dos pratos salgados quanto em doces caseiros ou industrializados; além disso, é utilizada na alimentação animal. As sementes representam uma boa fonte de proteína, sendo consumidas secas, frescas e torradas; na forma de aperitivo, óleo ou farinha, que possui elevado teor de fibra alimentar, além de apresentar ação vermicida e antioxidante. As sementes nutritivas e saborosas foram, provavelmente, a principal atração para os primeiros coletores, possibilitando a domesticação dessa planta ao longo do tempo, tornando-se hoje a base alimentar de diversos povos tradicionais.
Ademais, outras partes da planta como as folhas e flores, quando jovens, podem ser consumidas como hortaliças, pois constituem uma excelente fonte de minerais e vitaminas A e C.
A comunidade em questão faz o uso da abóbora-moranga em sua alimentação na forma cozida, tanto separada quanto junta com outros alimentos.
Nome da planta - objeto - produto
Semente de Abóbora Moranga
Número de Registro Etno
MFS_000598_etn
Referências
ESQUINAS-ALCAZAR, José T.; GULICK, P. J. Genetic resources of Cucurbitaceae. A global report. IBPGR Secretariat, 1983.
ESUOSO, et al. Chemical composition and potential of some underutilized tropical biomass. I: fluted pumpkin (Telfairia occidentalis). Food chemistry, v. 61, n. 4, p. 487-492, 1998.
GOMES-KLEIN, V.L. et al, 2020. Cucurbitaceae in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em . Acesso em: 09 out. 2021
NEE, M. The domestication of Cucurbita (Cucurbitaceae). Economic Botany, New York, v. 44, p. 56-68, 1990. Suplemento.
PESSOA, H. B. S. V. Produção de sementes híbridas de abóbora do tipo Tetsukabuto. Embrapa Hortaliças-Circular Técnica (INFOTECA-E), 1998.
RAMOS, S. R. R. et al. Aspectos técnicos do cultivo da abóbora na região Nordeste do Brasil. Embrapa Tabuleiros Costeiros-Documentos (INFOTECA-E), 2010.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018