Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O amapá (Parahancornia fasciculata (Poir.) Benoist) uma espécie arbórea que ocorre na Amazônia brasileira, Guianas, Suriname e Venezuela. Produz um exsudato medicinal na forma de látex, denominado leite de amapá amargoso, bastante utilizado pelos amazônidas por suas propriedades medicinais, no tratamento de doenças do sistema respiratório, gastrite, fraqueza, no combate a verminoses e anemia, além de ser empregado como um tônico fortificante principalmente para mulheres no pós-parto e estimula a cicatrização de feridas abertas.
O látex de amapá é um dos produtos florestais mais importantes comercializados em feiras livres, ervanários e farmácias, de cidades como Belém, Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena, no estado do Pará. Na medicina popular costuma-se tomar uma colher de sopa ao dia em jejum. As formas de uso desse exsudato contemplam diferentes círculos de pessoas, bem como as famílias e as comunidades envolvidas numa cadeia de trocas de saberes que são passados oralmente de geração em geração.
Nome da planta - objeto - produto
Leite de Amapá
Número de Registro Etno
MFS_000499_etn
Referências
SILVA, M. D. S.; FANTINI, A. C.; SHANLEY, P. 2011. Látex de amapá (Parahancornia fasciculata (Poir) Benoist, Apocynaceae): remédio e renda na floresta e na cidade. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, Ciênc.Hum., Belém, v. 6, n. 2, p. 287-305.
SOUZA, R. L.; COSTA, J. F.; COSTA, J. M.; PEREIRA, M. G. S.; CORDEIRO, Y. E. M. 2019. Etnobotânica de Parahancornia fasciculata (Apocynaceae): extração, usos e comercialização do leite de amapá, na comunidade da ilha Trambioca, Barcarena, Pará, Brasil. Scientia Plena, v. 15, n. 11.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018