Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: As árvores do gênero Copaifera L., pertencem à família Fabaceae Juss., subfamília Detarioideae, são de origem nativa, encontradas facilmente na região amazônica, compreendendo uma grande diversidade de espécies que se distribuem nos domínios fitogeográficos brasileiros. Muitas espécies de Copaifera são conhecidas como copaíba e algumas têm fins medicinais. A parte da planta aproveitada é o óleo-resina, o qual é popularmente indicado como cicatrizante, anti-inflamatório, antirreumático, antisséptico e antipirético, anticancerígeno e trata úlceras crônicas, sendo muito utilizado pelas comunidades tradicionais amazônicas que também comercializam este óleo como fonte de renda suplementar. A extração do óleo-resina é feita por meio de um trado, que perfura o centro da árvore, a uma altura de 1m do nível do solo. Após isso, se introduz um pedaço de PVC para o escoamento do óleo-resina. Após a coleta, o orifício deve ser vedado para impedir a entrada de patógenos e a liberação de óleo-resina que porventura seja produzido após a extração. Na medicina tradicional popular o óleo de copaíba tem sido reportado há mais de 500 anos, com grande diversidade de aplicações e indicações científicas à terapêutica de várias doenças. O óleo de copaíba é potencialmente importante como fonte de princípios ativos em farmacologia com as mais variadas propriedades, entre elas destacam-se as antiflamatórias, antisséptica, expectorante, cicatrizante, anti-reumático, entre muitas outras. Na comunidade em questão, a orientação é a ingestão de 1 a 2 cápsulas ao dia.
Nome da planta - objeto - produto
Cápsulas de óleo de copaíba
Número de Registro Etno
MFS_000445_etn
Referências
Costa, J.A.S. 2020. Copaifera in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <." target="_blank" title="http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB22895>.">http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB22895>. Acesso em: 24 mar. 2021.
PIERI, Fabio Alessandro; MUSSI, Maria Carolina; MOREIRA, Maria Aparecida S. Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 11, n. 4, p. 465-472, 2009.
VEIGA JÚNIOR, Valdir F.; PINTO Angelo C. O GÊNERO Copaifera L. Quim. Nova, Vol. 25, No. 2, 273-286, 2002.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Doador
Ano de Entrada
2018