Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O tucupi é um subproduto derivado da mandioca ( Manihot spp. Mill.) que, durante o processo de fabricação da farinha, as raízes de mandioca-brava de polpa amarela são trituradas e prensadas para a remoção de um líquido denominado de manipueira, a este líquido é adicionado condimentos (alho, alfavaca, sal, chicória e outros), seguidos de uma fervura durante cerca de 1 hora para eliminação do ácido cianídrico. Ao final do processo, obtém-se um líquido de cor amarela e intensa, denominado de tucupi, o qual é bastante apreciado na culinária regional e tem de elevado valor comercial, além de ser utilizado como molho em diferentes pratos típicos.
As espécies de pimentões, pimentas-doces e pimentas-picantes pertencem ao gênero Capsicum L. da família Solanaceae, e possuem ampla distribuição geográfica no Brasil, ocorrendo em todos os estados, apresentam 21 espécies identificadas e 5 variedades conhecidas. Acredita-se que este gênero tenha origem na América Tropical, na qual essas espécies foram encontradas por navegantes e exploradores, portugueses e espanhóis, quando procuravam a pimenta-do-reino ( Piper nigrum L.). De acordo com a doadora deste produto, o tucupi nele utilizado é proveniente do roçado de mandioca da D. Joseane, extraído artesanalmente a partir de uma prensa manual, confeccionada em madeira, a ele é adicionado pimentas amarelas ( Capsicum sp.) para a produção do molho.
Nome da planta - objeto - produto
Molho de pimenta no tucupi
Número de Registro Etno
MFS_000443_etn
Referências
MODESTO JUNIOR, Móises de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Rentabilidade da produção artesanal de derivados de mandioca: tucupi e goma. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
DE LIMA, Herbert Cavalcante; MEDINA, Lídia Araújo. Pimenta-murupi (Capsicum spp.). Embrapa Amazônia Ocidental-Capítulo em livro científico (ALICE), 1997.
Capsicum in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <." target="_blank" title="http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14622>.">http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14622>. Acesso em: 24 mar. 2021.
DA SILVA, Clara Noelly Pimentel; TAVARES, Amanda Lima; MARTINS, Marcelly Monteiro; RAMOS, Regiane Soares; CARVALHO, Vitoria Micaeli Torres. Caracterização físico-química e microbiológica de molho de tucupi preto e molho shoyu. Microbiologia: clínica, ambiental e alimentos. Atenas editora. p. 1-388–416. Ponta Grossa, 2021. Disponível em: <" target="_blank" title="https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/48383>">https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/48383> Acesso em: 24 de mar de 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Solanaceae > Capsicum sp. | Euphorbiaceae > Manihot sp. | Piperaceae > Piper nigrum
Doador
Ano de Entrada
2018