Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Costus spicatus (Jacq.) Sw. é uma planta herbácea perene, cespitosa, com distribuição neotropical, nativa do Brasil, presente na Mata Atlântica e Amazônia. Na medicina tradicional brasileira seu chá é conhecido para fins depurativos, adstringentes e diuréticos e, dependendo da parte da planta utilizada no processo de decocção, as ações dos compostos bioativos diferem. A decocção das partes vegetativas é indicada no tratamento de irritações vaginais, leucorreias e úlceras; o extrato do caule fresco e diluído combate doenças como gonorreia, sífilis, nefrite; atenuando ainda picada de insetos, problemas de bexiga e diabetes. Estudos fotoquímicos apontam a presença de diferentes classes de substâncias tais como polifenóis, saponinas e heterosídeos cianogênicos em todos os órgãos vegetativos da espécie. Os alcaloides foram detectados predominantemente nos extratos de caules, raízes e rizoma, podendo ser encontrado em quantidades menores. Na comunidade de Altamira-PA, o chá das folhas e caule servem para tratar doenças/pedra nos rins, Infecção urinária, dores no fígado e desinflamações.
Nome da planta - objeto - produto
Canarana - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000432_etn
Referências
PAES, L. S.; MENDONÇA, M. S.; CASAS, L. L. Aspectos Estruturais e fitoquímicos de partes vegetativas de Costus spicatus (Jacq.) Sw.(Costaceae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 15, n. 3, p. 380-390, 2013.
ALBUQUERQUE, J.N. Plantas medicinais de uso popular. Brasília: ABEAS, 1989
BORRÁS, M.R.L. Plantas da Amazônia: medicinais ou mágicas - Plantas comercializadas no mercado Adolpho Lisboa. Manaus: Valer, 2003.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006112
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2016