Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Piper callosum Ruiz & Pav é um arbusto terrícola, nativo, porém não endêmico do Brasil, e de ocorrência na região norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Sua ação bioativa provém dos metabólitos alcaloides, terpenoides, monoterpenos, sesquipertenos e esteroides, que lhe confere atividade antibacteriana, antifúngica, inseticida, larvicida, antiespasmódica, colérico, antiderramial, anti-inflamatório, antialérgico, analgésico, antitérmico, anti-hemorrágico e diurético. A parte aérea do vegetal é comumente utilizada no preparo de garrafadas, que se constituem por um mix de ervas medicinais podendo ser adicionado de vinho, cachaça ou mel para o tratamento de enfermidades. Na comunidade em questão, no município de Altamira-PA, o banho/chá/xarope das folhas e raízes é utilizado no tratamento de dor no estômago, dor no fígado, prisão de ventre, cólica, febre alta, dor no corpo e para soltar catarro, além de atuar como calmante.
Nome da planta - objeto - produto
Elixir Paregórico - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000431_etn
Referências
SILVA, Rolf JF et al. Morphoanatomical and physicochemical profile of Piper callosum: valuable assessment for its quality control. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 27, n. 1, p. 20-33, 2017.
DE ARRUDA CAMARGO, Maria Thereza Lemos. A garrafada na medicina popular: uma revisão historiográfica. Dominguezia, v. 27, p. 1, 2011.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006110
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2016