Descrição Biocultural
Indicação Biocultural : A Libidibia ferrea , popularmente conhecida como "jucá" ou "pau-ferro", é nativa do Brasil, encontrando-se predominantemente nas regiões Norte e Nordeste. Comumente recomendada na medicina popular, o jucá desempenha um papel significativo no tratamento de diversas condições de saúde.
Do fruto do jucá, conhecido como vagem, são preparados chás, garrafadas e xaropes, amplamente utilizados na medicina popular. Esses preparados mostram eficácia como cicatrizantes, sendo empregados no tratamento de feridas cutâneas. Além disso, o jucá é reconhecido por suas propriedades descongestionantes e é utilizado no tratamento de condições como enterocolite e diarreia. Relatos também destacam seu papel no tratamento da diabetes, combate ao reumatismo e benefícios ao sistema cardiovascular.
Quando misturado com álcool, o jucá é empregado como inalador no combate à dor de cabeça e sinusite. Vale ressaltar que o jucá está incluído na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) como uma das 61 plantas listadas, demonstrando sua importância reconhecida na área da saúde. Além disso, a planta encontra-se no Formulário Nacional de Fitoterápicos (FNF).
Em estudos etnoveterinários, observou-se que os frutos da Libidibia ferrea, quando infundidos em álcool ou formulados em xarope, são utilizados no tratamento em animais de estimação (MONTEIRO et al., 2011).
Nome da planta - objeto - produto
Jucá - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000328_etn
Referências
KOBAYASHI, Y. T. DA S. et al. Avaliação fitoquímica e potencial cicatrizante do extrato etanólico dos frutos de Jucá (Libidibia ferrea) em ratos Wistar. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 52, n. 1, p. 34, 13 abr. 2015. Disponível em : https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/61477/96292
Nº de Registro de Exsicata
MFS006756
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Leguminosae - Caesalpinioideae > Libidibia ferrea (Mart.ex Tul.) L.P. Queiroz
Coletor
Ano de Entrada
2017