Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Conhecida por "sucurijú" ou "sicurijú" (Mikania lindleyana DC.) é uma liana, nativa da região amazônica muito usada como planta medicinal e vendida livremente em diversas feiras no estado do Pará e destaca-se na medicina popular por apresentar diversas atividades farmacológicas como cicatrizante, anti-inflamatória, analgésico, diurético e anti-hipertensiva. Pesquisas comprovam que os extratos das folhas e caule da M. lindleyana apresentam as classes de metabólitos secundários alcaloides, antraquinonas, esteroides e triterpenos, heterosídeos antociânicos, saponinas e taninos. Empiricamente, as comunidades utilizam como diurético, analgésico, anti-hipertensivo, antiinflamatório, para úlcera gástrica crônica e gastrite. O chá da folha é utilizado para tratar dor no fígado, inflamação, dor no estomago e mal estar.
Nome da planta - objeto - produto
Sucuriju - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000180_etn
Referências
FERREIRA, Talita Rebelo et al. INTOXICAÇÃO POR PLANTA (Mikania lindleyana)-RELATO DE CASO. Rev. para. med, 2009. Disponível em:http://files.bvs.br/upload/S/0101-5907/2009/v23n1/a2062.pdf
SANTOS, Natálya Gabriely Lobato de al. ESTUDO FITOQUÍMICO, ATIVIDADE MICROBIOLÓGICA E CITOTOXICIDADE DO FOLHAS E CAULE DA MIKANIA LINDLEYANA DC. (1836). Livro PLANTAS MEDICINAIS DO ESTADO DO AMAPÁ: DOS RELATOS DA POPULAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA. pag.78-91/cap.6. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/estudo-fitoquimico-atividade-microbiologica-e-citotoxicidade-do-folhas-e-caule-da-mikania-lindleyana-dc-1836 . Acesso em: 27 de mar. 2024.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006778
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Salvaterra
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2017