Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Também conhecida como Lança-de-São Jorge ou Lança-de-Ogum, o Sansevieria cylindrica Bojer ex Hook. é uma planta herbácea, perene, rizomatosa, ornamental, que pode alcançar até 1 m de altura. Originária da África, onde é usada como matéria prima para a fabricação de fibras, é encontrada em jardins ornamentais por sua rusticidade e beleza; apresenta folhas verdes, cilíndricas, longas, pontiagudas e suculentas. O extrato desta espécie é composto por esteróis, carboidratos e/ou glicosídeos, flavonóides, cumarinas e saponinas. Apesar dos raros usos medicinais dados a esta espécie, dados científicos indicaram a presença de compostos bioativos em algumas espécies do gênero Sansevieria com ação antioxidante e antimutagênico, analgésica, antinflamatória e hepatoprotetora. No contexto litúrgico, o seu uso está relacionado com o místico, sendo cultivada em vasos e canteiros como elemento de proteção contra energias negativas e também o banho da folha é utilizado para atrair dinheiro e faz limpeza corporal e dos ambientes.
Nome da planta - objeto - produto
Chicote de Índio - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000168_etn
Referências
NASCIMENTO, T. M. do. Espécies e cultivares de Sanseviéria
como plantas ornamentais. Rev. Bras. Hortic. Ornam., Campinas, v.9, n.2, p.111-119, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.14295/rbho.v9i2.174 . Acesso em: 26 de mar. 2024.
SILVA, J. D. de S. Composição Fitoquímica e Usos Medicinais da Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): Uma Revisão. CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO 1FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349776550_Composicao_Fitoquimica_e_Usos_Medicinais_da_Espada-de-Sao-Jorge_Sansevieria_trifasciata_Uma_Revisao.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006721
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Salvaterra
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2017