Resumo
A presente pesquisa objetivou inserir o aprendizado em Educação Patrimonial na Amazônia como temática fundamental no processo de pertencimento ao lugar em que se vive, possibilitando através de experiências diretas, o reconhecimento do patrimônio cultural e natural para a valorização da cultura material e imaterial na cidade de Belém-Pará. Os partícipes da pesquisa foram 25 crianças do ensino fundamental, integrantes do Projeto de Extensão Universitária “Ações interdisciplinares em educação ambiental para crianças da Vila da Barca, BelémPará”. No processo metodológico foram inseridas as etapas sugeridas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que estimula a observação, registro, exploração e apropriação, e também foi usada a técnica de multímodos de representações de aprendizagem. Os resultados sugerem que a manifestação cidadã, capaz de influir na conservação das tradições da cidade, do bairro ou da comunidade, só poderá atuar se houver essa sinergia na perspectiva de pertencimento, sendo importante possibilitar o envolvimento das comunidades com a diversidade do seu patrimônio cultural.
Autor
Maiara Bessa Ferreira | Flávia Cristina Araújo Lucas | Gerciene de Jesus Miranda Lobato
Ano da publicação
2016
Palavras-Chave
Tipo de publicação
Idioma
Português
Produção dos Grupos de Pesquisa?
Sim