Descrição Biocultural
Indicação da Biocultural: O coqueiro (Cocos nucifera L., Arecaceae) tem indicação de origem no Sudeste Asiático, principalmente nas ilhas entre os oceanos Índico e Pacífico. No Brasil, as evidências históricas indicam que o coqueiro foi introduzido em 1553 pelos portugueses, predominantemente no litoral do Nordeste. O coqueiro é uma planta com uma ampla importância econômica e social em diversos países. A abundância de produtos que podem ser adquiridos dessa planta faz com que seja nomeada como árvore da vida. Seus usos se reportam principalmente, à produção de albúmen sólido, óleo de coco, farinha de coco, água de coco, fibras e ração animal. Na produção de fibras pode-se produzir a partir das folhas, fios e cordas altamente resistentes, que passam por um processo artesanal de separação, secagem e tecelagem, para que sejam feitos abanos, tapetes, sacolas, chapéus, vassouras, espanadores etc. O abano desta coleção foi feito artesanalmente e obtido na Feira de Laranjeiras, Marabá, Pará, com o feirante Seu Baiano (73 anos).
Nome da planta - objeto - produto
Abano de Coco
Número de Registro Etno
MFS_000791_etn
Referências
Rocha, K. D. C; Ferreira, M. S; Garcia, C. E. R. Produção e produtos à base de coco (Cocos nucifera L.): uma revisão. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.5, p. 41476-41491, may., 2022.
Vianna, S.A. Cocos in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Available at:. consulta.publica.uc.citacao.acesso.em09 abr. 2024
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2023