Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O açafrão (Curcuma longa L.), também conhecido como cúrcuma, gengibre-dourado ou açafrão-da-terra, é uma espécie originária do sudeste asiático, pertencente à família das Zingiberaceae, que tem sido utilizada há tempos como alimento na forma de condimento ou especiaria, devido ao seu forte sabor e à sua coloração amarelada marcante. No entanto, a utilização do açafrão não se restringe apenas à alimentação, estando presente em diversas áreas da indústria, medicina, agricultura, entre outras.
Na área alimentícia, os rizomas do açafrão depois de secos são moídos e transformados em pó, ou são extraídos deles óleos essenciais empregados como corantes naturais, antioxidantes e antimicrobianos, qualidades presentes no seu principal composto, a curcumina. São diversas as aplicações deste composto para fins terapêuticos, dentre as quais se destacam as propriedades antibacteriana e anti-inflamatória, e a ação contra o vírus HIV e contra tumores. Já para a agricultura, o açafrão tem sido bastante utilizado no controle de pragas.
No Quilombo da Bocaína as raízes do açafrão são utilizadas como tempero em alimentos cozidos.
Nome da planta - objeto - produto
Açafrão
Número de Registro Etno
MFS_000606_etn
Referências
MARCHI, J. P. et al. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 20, n. 3, 2016.
VILELA, C. A. A.; ARTUR, P. O. Secagem do açafrão (Curcuma longa L.) em diferentes cortes geométricos. Food Science and Technology, v. 28, p. 387-394, 2008.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018