Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Planta medicinal exótica, originada na região Mediterrânea, é um arbusto que atinge até cinco metros de altura. No Estado do Pará é conhecida como Alecrim-de-Angola, também chamado de Árvore da Castidade e é utilizado em propósitos sociais e religiosos pelos descendentes culturais dos africanos, ou seja, comunidades religiosas que conservam o conhecimento tradicional das populações negras que chegaram ao Brasil como escravas. Na Grécia e Roma antiga, as damas que juravam castidade colocavam ramos desta planta em suas camas, acreditando que esta possuía poder afrodisíaco. É popularmente conhecida por agir na melhoria de problemas hormonais femininos, como por exemplo os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), cólicas, infertilidade, além de reduzir os efeitos da menopausa, menstruação irregular. Seu óleo essencial proporciona alívio nos sintomas da menopausa. É também usada popularmente para o alívio dos sintomas da gripe.
Nome da planta - objeto - produto
Alecrim - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000223_etn
Referências
França, F. Vitex in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB36608 . Acesso em: 12 abr. 2024
PERINI, Isaia, C.F.. Estudo de Revisão da Eficácia Clínica do Vitex agnus-castus na Saúde Feminina. Revista Fitos, [S.l.], v. 3, n. 02, p. 43-50, 2013. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19151 . Acesso em: 12 de abril. 2024.
Nº de Registro de Exsicata
MFS005107
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Abaetetuba
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2014