Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O patchouli (Chrysopogon zizanioides (L.) Roberty), da família Poaceae, é um capim perene, com caule rizomatoso, cilíndrico e raízes aromáticas. É uma espécie originária na Ásia Tropical, também encontrada no Brasil, onde foi aclimatada nas regiões do Nordeste e Sudeste, sendo típica de ambientes de intervenção antrópica. Seu cultivo para produção de raízes tem sido realizado em função do sistema radicular ser bastante ramificado e altamente aromático. A partir deste sistema, extrai-se um óleo essencial conhecido pelo seu poder medicinal e ritualístico; além de ser empregado na produção de perfumes finos, proteção do solo, artesanato, fabricação de materiais de construção e tratamento de esgoto.
O objeto biocultural em questão foi produzido na Casa da Palha em Belém-PA, por artesões locais, sendo comercializado como peça decorativa e confeccionado a partir da moldagem e amarração das raízes aromáticas.
Nome da planta - objeto - produto
Animal de Patchouli/Matéria Prima
Número de Registro Etno
MFS_000664_etn
Referências
FILHO, C. et al. Anatomical characteristics of root Chrysopogon zizanioides (L.)
Roberty subjected to wastewater. 2014. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade
Vegetal)–Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4274. Acesso em: 26 de out. 2021.
FILGUEIRAS, T.S. 2015. Chrysopogon in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim
Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel
em:http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB20356. Acesso em: 26 de
out. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019