Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O gênero Plectranthus, da família Lamiaceae, constitui um dos maiores gêneros desta família, com cerca de 300 espécies, sendo estas ornamentais, comestíveis e medicinais. Possui uma ampla distribuição geográfica com ocorrência na África, América, Oceania e Ásia. É considerado um dos gêneros mais ricos em óleos essenciais, tendo como principais constituintes os monos e sesquiterpenos. No Brasil, as espécies de Plectranthus são conhecidas como boldo, boldo-brasileiro, boldo-nacional, boldo-do-reino, falso-boldo, alum, malva-santa, malva-amarga, sete-dores, boldo-do-jardim, boldo-do-brasil, folha de oxali, entre outros; são utilizadas tradicionalmente pelas suas propriedades antidispépticas, analgésicas, controle da gastrite e azia. Entre as espécies mais estudadas do gênero Plectranthus, destaca-se P. barbatus, um arbusto aromático perene que atinge de 1,0 a 1,5 m de altura, provavelmente originária da África, constitui uma das plantas medicinais mais citadas em levantamentos etnobotânicos no Brasil. É considerada uma das mais importantes na medicina popular, com grande variedade de usos na medicina tradicional Hindu, a africana tropical e a chinesa. Entre as ações farmacológicas dessa espécie, há citações de ações hipotensivas, cardiovascular, bronco-dilatadora, inibição da agregação de plaquetas, antitumoral e antiinflamatório. Além disso, é amplamente utilizada para o tratamento de dor de estômago, ressaca, doenças do fígado, dores de barriga, má digestão, dor de cabeça, dor de corpo. De acordo com os conhecimentos da comunidade em questão, o chá/garrafada feito a partir das folhas agem no tratamento de dor de barriga, inflamação no fígado, problemas de estômago, gripe e facilita a gravidez.
Nome da planta - objeto - produto
Boldo - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000365_etn
Referências
(Silva, G.C. 141)
FREITAS, Maria Auxiliadora Conceição de. Crescimento, trocas gasosas e acúmulo de solutos em três espécies do gênero Plectranthus sob diferentes níveis de salinidade e luminosidade. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Ciências do Solo, Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas. Fortaleza, 2012.
PILLA, Milena Andrea Curitiba; AMOROZO, Maria Christina de Mello; FURLAN, Antonio. Obtenção e uso das plantas medicinais no distrito de Martim Francisco, Município de Mogi-Mirim, SP, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 4, p. 789-802, 2006.
RICE, L. J. et al. Plectranthus: A plant for the future?. South African Journal of Botany, v. 77, n. 4, p. 947-959, 2011.
SANTOS, Lauana Aparecida et al. Determinação da atividade antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da planta Plectranthus ornatus Codd (boldo chinês). Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 12, n. 1, p. 119-129, 2014.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006979
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
localidade ribeirinha Arapujá | Quintal da Dona Socorro | Ressentamento em área remanescente
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2017