Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O milho (Zea mays L.) é uma das espécies mais populares do gênero Zea L., sendo amplamente domesticada e utilizada como alimento humano e ração animal. O milho é um dos cereais mais consumidos no mundo, e o Brasil ocupa a quarta posição deste consumo mundial, atrás apenas dos EUA, China e União Europeia. Além disso, a espécie tem elevado potencial produtivo e de grande aplicação na área de tecnologia de alimentos, principalmente por ter sido melhorado geneticamente o que vem favorecendo seu desempenho comercial. Devido ao teor de carboidratos é uma excelente fonte energética e as opções de consumo são bem diversificadas, pois há várias espécies de milho, de diferentes formatos, cores e texturas. Além do valor nutritivo na alimentação, o milho pode ser aproveitado por suas outras partes, a exemplo da palha como biocombustível e na fabricação de artesanatos e objetos diversos.
Para a confecção desse objeto da coleção, a palha do milho foi retirada durante a colheita das espigas de milho, oriundas do estado de Minas Gerais, que ao invés de descartadas, servem como matéria-prima na produção de artesanato, como bolsas, manualmente trabalhadas, em que os cordões trançados que compõem esta peça foram feitos da palha, emendadas uma a uma.
Nome da planta - objeto - produto
Bolsa de Palha de Milho
Número de Registro Etno
MFS_000661_etn
Referências
PAES, M. C. D. Aspectos físicos, químicos e tecnológicos do grão de milho. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2006. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/489376/aspectos- fisicos-quimicos-e-tecnologicos-do-grao-de-milho. Acesso em: 11 jul. 2021.
PEREIRA FILHO, I. A.; BORGHI, E. Sementes de milho no Brasil: a dominância dos transgênicos. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-
/publicacao/1099078/sementes-de-milho-no-brasil-a-dominancia-dos- transgenicos>. Acesso em: 11 jul. 2021.
RISQUES, A. C. M. de V. L. Avaliação do aproveitamento da palha do milho (Zea mays L.) para bioenergia, nos sistemas de produção do Vale do Tejo. Tese de Doutorado. 2015.
U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE: FOREIGN AGRICULTURAL SERVICE. Grain: World Markets and Trade, Estados Unidos, 2021.
Disponível em: https://www.fas.usda.gov/data/grain-world-markets-and- trade. Acesso em: 11 jul. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019