Descrição Biocultural
Cinnamomum verum J.Presl, família Lauraceae, é uma árvore de cerca de 12m de altura, nativa do Sri Lanka e do sul da Índia. Como espécie cultivada, pode ser encontrada em muitos países asiáticos, caribenhos, australianos e africanos e, no Brasil, sua ocorrência está confirmada em todas as regiões. Seu uso é relatado desde os tempos bíblicos, sendo também introduzida no Brasil pelos jesuítas, onde o controle de seu comércio estimulou grandes explorações marítimas. Folhas e cascas são comumente empregadas na medicina tradicional e como condimento aromatizante, sendo picante, amargo, adstringente e desodorizante. A canela entra em preparações alimentícias e produtos industriais como balas, gomas de mascar, enxaguantes bucais e dentifrícios. Como medicinal, o chá das folhas e da casca tem ação no tratamento de bronquite, asma, dor de cabeça, dor nos dentes, doenças cardíacas, estados febris, entre outras; também atua como antioxidante, antifúngica, vermífuga e anti-inflamatória. Estes efeitos se devem à presença de óleos essenciais ricos em cinamaldeído e açúcares como sacarose, frutose e manitol que conferem ainda um sabor adocicado. O espécime desta coleção foi obtido no Mercado Municipal da cidade de São Paulo.
Nome da planta - objeto - produto
Canela
Número de Registro Etno
MFS_000821_etn
Referências
Lauraceae in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB25614
SINGH N. et al., 2021. Phytochemical and pharmacological review of Cinnamomum verum J. Presl-a versatile spice used in food and nutrition. Food Chemistry.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2023