Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O gênero Copaifera L. é nativo do Brasil e tem ocorrências em todas as regiões. Muitas de suas espécies são conhecidas como copaíba e algumas delas têm fins medicinais. Do tronco das árvores extrai-se um óleo-resina popularmente indicado como cicatrizante, anti-inflamatório, antirreumático, antisséptico e antipirético, anticancerígeno e trata úlceras crônicas. Da mesma forma, Carapa guianensis Aubl. (andiroba) é uma espécie de uso múltiplo. Na medicina popular, as cascas do caule, folhas e sementes são bastante utilizadas. Das sementes se extrai o óleo de andiroba, que assim como o óleo de copaíba, é um dos produtos de uso medicinal mais importante para as populações locais, sendo empregado como anti-inflamatório, cicatrizante, para tratamento de contusões, reumatismo e afecções na garganta. O uso dessas plantas é frequente em comunidades tradicionais amazônicas, que na maioria das vezes fazem a extração e comercialização como fonte de renda suplementar. Os óleos de copaíba e andiroba podem ser comercializados de diferentes formas, a exemplo das cápsulas, as quais são ingeridas via oral. Esse produto (objeto da coleção) é indicado como um poderoso antibiótico e anti-inflamatório natural da Amazônia, combate febre e verminoses.
Nome da planta - objeto - produto
Cápsulas de Copaíba com Andiroba
Número de Registro Etno
MFS_000589_etn
Referências
BERG, M. E. V. D. Plantas medicinais na Amazônia: contribuição ao seu conhecimento sistemático. 3ª ed. Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém. 2010.
SANTOS, A. J.; GUERRA, F. G. P. Q. Aspectos econômicos da cadeia produtiva dos óleos de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) e copaíba (Copaifera multijuga Hayne) na Floresta Nacional do Tapajós – Pará. Floresta, v. 40, n. 1, p. 23-28. 2010.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Meliaceae > Carapa guianensis Aubl. | Fabaceae > Copaifera L.
Doador
Ano de Entrada
2019