Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma das espécies regionais das matas de várzea que se destaca pela importância alimentar e econômica para as populações ribeirinhas e urbanas. No Brasil, a espécie ocorre de forma espontânea no Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins formando grandes colônias próximas a ribeirões e rios. Utilizado há séculos pelos indígenas e pelo homem interiorano, sua importância não se limita apenas ao fornecimento do vinho de açaí, mas também como fonte de produtos para variados fins, como: bebidas alcoólicas, doces e geleias e ainda para indústria de palmito. O vinho de açaí é resultado da extração da polpa de coloração roxa que misturada a água resulta em uma bebida rotineiramente consumida, que acompanha as refeições, juntamente com o peixe. O estipe (caule) é empregado na construção de casas e pontes; as folhagens para cobertura de casas e paredes e os cachos secos para improvisar vassouras, decoração e ornamentação.
Nome da planta - objeto - produto
Caroço de Açai
Número de Registro Etno
MFS_000516_etn
Referências
DRANSFIELD, J.; UHL, N. W.; ASMUSSEN, C. B. et al. (2008) Genera Palmarum – The Evolution and Classification of Palms. Royal Botanical Gardens, Kew: Kew Publishing. 732 p.
PEREIRA, A. G. et al. 2018. Fruto de Euterpe edulis e Euterpe olerecea: usos alimentícios, medicinais e cosméticos. In: Tópicos Especiais em Genética e Melhoramento II. Editora: CAUFES, 310p.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Doador
Ano de Entrada
2018