Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A espécie Endopleura uchi (Huber) Cuatrec., pertencente à família Humiraceae, é uma árvore nativa, originária da Amazônia brasileira, sendo distribuída por quase toda a Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins), podendo atingir até 30 metros de altura e até 1 metro de diâmetro; suas cascas são de coloração acinzentada. Os frutos têm formato oblongo-elipsóide, que medem de 5 a 7 cm e apresentam coloração verde-amarelada quando maduros, sendo apreciado tanto pelas pessoas quanto pelos animais. Na época de frutificação as árvores se tornam atrativas para animais, momento que os caçadores aproveitam para capturá-los. O uxi pode ser consumido in natura ou na forma de sorvete, picolé e sucos, oferecendo uma boa renda aos colhedores. A polpa do uxi atualmente é bem valorizada, estudos realizados indicaram que o fruto é fonte de ácidos graxos, fibras, esteróides, sais minerais, vitaminas C e E, sendo que os principais ácidos graxos identificados foram o ácido oléico e palmítico. Das sementes se faz defumação, artesanato e amuleto; o óleo que é produzido é de boa qualidade e utilizado na comida e como remédio no tratamento de sinusites em crianças e para prisão de ventre nos adultos. Além do valor econômico da fruta, as cascas do caule de E. uchi ganharam destaque através de sua utilização na medicina tradicional como anti-inflamatório, contra tumores e infecções uterinas, para o tratamento de artrite, reumatismo, colesterol e diabetes.
De acordo com as indicações descritas na embalagem do produto, o uxi-amarelo é indicado como medicamento para mioma, cisto, inflamações uterinas, infecções e hemorragias. O preparo é feito com uma colher de sopa para 1 litro de água. Ferver por 5 minutos e beber como água.
Nome da planta - objeto - produto
Casca do Uxi - Amarelo
Número de Registro Etno
MFS_000609_etn
Referências
DA SILVA, A. F. Caracterização de frutos do Uchi (Endopleura uchi (HUBER) CUATREC) e sua importância para a Aldeia Muratuba, Santarém, Estado do Pará. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/articles/210504873.pdf Acesso em: 13 de ot de 2021.
Silva, R.; Oliveira, M.G.M.; Prado, T.C.; Souza, V.C. 2020. Humiriaceae in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB23295. Acesso em: 13 out. 2021
SÁ, B. M. de. Estudo da toxidade não clínica do extrato hidroetanólico das cascas do caule de Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. Dissertação (mestrado) – Fundação Universidade Federal do Amapá, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical, Macapá, 2014.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019