Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Datando de cerca de 8.000 a.C., a cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo, podem ser classificadas de diversas formas, entretanto, a principal é em relação ao tipo de fermentação, lager (de baixa fermentação) e ale (de alta fermentação). Para a fabricação da cerveja, utiliza-se água, o malte de cevada, o lúpulo e a levedura cervejeira. O malte é um processo aplicado a certos tipos de grãos, no caso da cerveja, a cevada e/ou o trigo, onde são germinados para que ocorra a liberação das suas enzimas.
A cevada (Hordeum sp.) é uma gramínea originária do oriente médio com 40 a 100 cm de altura, não é endêmica do Brasil e a pouca produção que ocorre está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Seu grão é empregado na alimentação humana, sendo a quinta maior produção mundial. O trigo (Triticum sp.) da mesma forma é uma gramínea com distribuição por todas as regiões temperadas e subtropicais, muito utilizado na alimentação humana, além de possuir a segunda maior produção mundial. O lúpulo (Humulus sp.) é uma trepadeira perene originária de climas temperados, inicialmente não era incluído na cerveja, o que só veio acontecer por volta do ano 1.000 na Europa. Na fabricação apenas as flores fêmeas são utilizadas após secagem. Conhecido como o “tempero da cerveja", ele é o responsável por adicionar o amargor e o aroma característicos. Como não existe condição adequada para a produção de Humulus sp. no Brasil, todo o fornecimento nacional é importado. Os mosteiros possuem grande tradição no preparo de cervejas e foram responsáveis pela difusão e manutenção da cultura cervejeira, já que sua fabricação era parte de sua rotina diária.
Atualmente, os monges trapistas, também da ordem de São Bento, produzem uma das cervejas mais apreciadas, a Cerveja Beneditina. A feitura dessa cerveja acontece de forma artesanal por monges beneditinos alemães, sendo produzida com orações e seguindo a filosofia de vida monástica da antiga regra de são Bento, “Reza e trabalha”, que permanece até os dias de hoje.
Nome da planta - objeto - produto
Cerveja Beneditina
Número de Registro Etno
MFS_000617_etn
Referências
Essi, L. 2020. Hordeum in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Triticum in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
REBELLO, F. F. P. PRODUÇÃO DE CERVEJA. Revista Agrogeoambiental, [S.l.], dez. 2009.
MEGA, J. F.; NEVES, E.; ANDRADE, C. J. A PRODUÇÃO DA CERVEJA NO BRASIL. Revista CITINO, V. 1, N. 1, p. 34 - 42, out./dez. 2011.
DE MORI, C.; MINELLA, E. Aspectos econômicos e conjunturais da cultura da cevada. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2012. 28 p.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Família e Nome Científico
Poaceae > Hordeum sp. | Cannabaceae > Humulus sp. | Poaceae > Triticum sp.
Doador
Ano de Entrada
2019