Descrição Biocultural
Indicação biocultural: Theobroma cacao L. é uma planta originária de América tropical. O cacaueiro é uma das culturas perenes mais cultivadas na região norte do Brasil, com ênfase no estado do Pará, apresentando elevado índice de produção nos sistemas agroflorestais do município de Tomé-Açu, tendo sua produção exportada pela Cooperativa Agrícola mista de Tomé-Açu – CAMTA. Do fruto do cacau se retiram as sementes, que são fermentadas e dissecadas para posteriormente se extrair uma pasta que origina o chocolate puro, utilizado como alimento e estimulante. O cacau é um produto de extrema importância em função do comércio, dos serviços no contexto amazônico, do valor econômico e cultural.
Erythroxylum coca Lam. é uma planta arbustiva ou de porte arbóreo, que cresce árvore ao leste dos Andes e acima da Bacia Amazônica, sendo bastante cultivada em clima tropical e altitudes que variam entre 450 e 1.800 m acima do nível do mar. O nome coca deriva de uma palavra aimará, “khoka”, cujo significado seria “a árvore”. No norte do Brasil, indígenas da Bacia Amazônica, na região fronteiriça entre Venezuela, Colômbia e Brasil denominam de “epadu” ou “ipadu” e celebram suas propriedades medicinais no combate a fadiga, para suportar os esforços físicos, e como diurética. É uma planta muito utilizada desde a civilização Inca e, atualmente, por populações tradicionais das regiões de origem da espécie, que tem o hábito de mascar as folhas e tomar o chá como recurso terapêutico. O item desta coleção biocultural é um chocolate amargo contendo folhas de coca. O produto foi adquirido na cidade de Sucre - Bolívia.
Nome da planta - objeto - produto
Coca (chocolate amargo com coca)
Número de Registro Etno
MFS_000698_etn
Referências
CARMONA, EC.; ORTIZ, AC.; ORTIZ, AC. 2009. Plantas prohibidas o restringidas por su toxicidad: Flora psicotrópica. Boletin Instituto de Estudios Giennenses. n.200, p. 73-123. ISSN: 0561-3590.
REGO, A. K. C.; KATO, O. R. . Agricultura de corte e queima e alternativas agroecológicas na Amazônia. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 20, p. 203-224, 2017.
Categoria
Ref.Origem
Bolívia | Bolívia > Chuquisaca | Bolívia > Chuquisaca > Sucre
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Erythroxylaceae > Erythroxylum coca Lam. | Malvaceae > Theobroma cacao L.
Doador
Ano de Entrada
2019