Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O pequizeiro, Caryocar brasiliense Cambess., família Caryocaraceae, é uma espécie nativa do cerrado brasileiro e conhecida popularmente por produzir um fruto denominado pequi, amêndoa-de-espinho ou pequerim. O fruto do pequizeiro é bastante apreciado na culinária sertaneja e apresenta gosto inconfundível, tendo seu nome associado às características botânicas e etimológica, oriundo da língua tupi: py = casca e qui = espinho. O pequi tornou-se um símbolo do estado de Goiás por conta da preparação de numerosas receitas com esse fruto. Do pequi faz-se polpa, licor, conserva, doce e creme.
O creme de pequi desta coleção foi preparado com a polpa do pequi cozida e batida, consumido como patê em torradas, sanduíches ou durante as refeições. Trata-se de uma espécie bastante promissora, uma vez que que possui propriedades antioxidantes naturais como as vitaminas C e E.
Nome da planta - objeto - produto
Creme de Pequi
Número de Registro Etno
MFS_000667_etn
Referências
CARRAZZA, L. et al. Manual Tecnológico de Aproveitamento Integral do Fruto do Pequi
(Caryocar brasiliense). 2 ed. Brasília-DF: ISPN, 2010. Disponível em:https://ispn.org.br/site/wp content/uploads/2018/03/ManualTecnologicoPequi.pdf. Acesso em: 27 de out. 2021.
NASCIMENTO, L. M. ÓLEO DE PEQUI – UM NUTRACÊUTICO COM PROPRIEDADES
ANTIOXIDANTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2018. Tese (Graduação em
Farmácia)–Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2018.
Disponível em:https://www.google.com/url sa=t&source=web&rct=j&url=https://bdm.unb.br/bitstream/ 10483/21240/1/2018_LizieMartinsDoNascimento_tcc.pdf&ved=2ahUKEwipsp3dr5n0AhXuqJU CHXU4AqkQFnoECAUQAQ&usg=AOvVaw0viTLqwl1X8rN43mQXsOkV. Acesso em: 27 de out.
2021.
Categoria
País
Estado
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019