Descrição Biocultural
A mandioca (Manihot sp.) pode ser utilizada diretamente para o consumo ou destinada para a fabricação de diversos produtos como a farinha, fécula e o tucupi. O processo de fabricação do tucupi varia de produtor para produtor, bem como a variedade da mandioca utilizada no processo de extração da manipueira; o tucupi preto é elaborado através de uma preparação do tucupi normalmente conhecido no Pará, feito apenas de água, tucupi e sódio, que passa por um tempo prolongado de fervura e redução. O tucupi preto pode ser servido como molho para saladas e comidas, substituindo outros tipos de molhos que contém grandes quantidades de conservantes e aditivos.
Nome da planta - objeto - produto
Molho de Tucupi Preto
Número de Registro Etno
MFS_000050_etn
Referências
MODESTO JUNIOR, Móises de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Rentabilidade da produção artesanal de derivados de mandioca: tucupi e goma. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
DE LIMA, Herbert Cavalcante; MEDINA, Lídia Araújo. Pimenta-murupi (Capsicum spp.). Embrapa Amazônia Ocidental-Capítulo em livro científico (ALICE), 1997.
Capsicum in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: .">http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14622>. Acesso em: 24 mar. 2021.
SILVA, Clara Noelly Pimentel da; TAVARES, Amanda Lima; MARTINS, Marcelly Monteiro; RAMOS, Regiane Soares; CARVALHO, Vitoria Micaeli Torres. Caracterização físico-química e microbiológica de molho de tucupi preto e molho shoyu. Microbiologia: clínica, ambiental e alimentos. Atenas editora. p. 1-388–416. Ponta Grossa, 2021. Disponível em: ">https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/48383> Acesso em: 24 de mar de 2021.
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Abaetetuba | Brasil
País
Município
Local da Obtenção
Comunidade Rio Urubueua de Fátima | Feira de Produtos da Mandioca - Realizada no XVII Congresso Brasileiro de Mandioca
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018