Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O gênero Agave L., família Asparagaceae, é uma erva que teve sua origem no México, na Península de Yukatan. No Brasil a planta é cultivada predominantemente no estado da Bahia, responsável por 95,8% da área cultivada no território brasileiro. A partir do desfibramento de suas folhas é produzido o sisal que possui fibras de grande resistência empregadas para a confecção de artesanatos, bolsas, chapéus, cordas, capachos e tapetes, bem como na fabricação de celulose para a produção de papel Kraft (de alta resistência) e outros tipos de papel fino. Das cordas de sisal são confeccionadas as“disciplinas” (pequeno chicote), utilizadas pelos membros de algumas igrejas Cristãs incluindo os Católicos Romanos, para disciplinar o espírito, mortificando a carne. A disciplina desta coleção contêm sete cordas, simbolizando os sete pecados capitais e as sete virtudes. As disciplinas são mais frequentemente utilizadas durante a Quaresma.
Nome da planta - objeto - produto
Disciplina - Instrumento de Penitência
Número de Registro Etno
MFS_000556_etn
Referências
LVES, Maria Odete. Diagnóstico socioeconômico do setor sisaleiro do Nordeste brasileiro / Maria Odete Alves; Eduardo Girão Santiago; Antonio Renan Moreira Lima. – Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2005.
DIAS, Acácia Batista et al. POTENCIAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO SISAL NA BAHIA. Cadernos de Prospecção, v. 8, n. 1, p. 174, 2015.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019