Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A mandioca (Manihot esculenta) é uma raiz cultivada nas mais diversas regiões do Brasil e sua produção tem sido dirigida tanto para consumo direto como para indústria de transformação. A farinha é um dos principais produtos da mandioca e seu uso é muito difundido em todo o país, fazendo parte da refeição diária da maioria dos brasileiros, especialmente das regiões Norte e Nordeste. Há diversas variedades de farinha produzidas na agricultura familiar e dentre estas, a farinha Puba. Em seu preparo, a mandioca fica de molho durante vários dias, para que seja “lavada” neste tempo de molho mais demorado e assim adquira aparência mais clara. É um alimento de alto valor energético e possui teor elevado de amido, contém fibras e alguns minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro.
Nome da planta - objeto - produto
Farinha de Mandioca
Número de Registro Etno
MFS_000455_etn
Referências
BEZERRA, Valéria Saldanha. Farinhas de mandioca seca e mista / Valéria Saldanha Bezerra. - Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2006.
CHISTE, Renan Campos; COHEN, Kelly de Oliveira. Influência da fermentação na qualidade da farinha de mandioca do grupo d'água. Acta Amaz., Manaus, v. 41, n. 2, p. 279-284, 2011.
TUMA, Rahilda Brito et al. Impacto da farinha de mandioca fortificada com ferro aminoácido quelato no nível de hemoglobina de pré-escolares. Rev. Nutr., Campinas, v. 16, n. 1, p. 29-39, Jan. 2003.
Categoria
País
Estado
Município
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018