Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A espécie Vigna unguiculata (L.) Walp. é conhecida como feijão de praia, feijão de rama, feijão de corda e manteiguinha, ela é uma liana cultivada, não endêmica do Brasil, que foi introduzida no estado do Pará pelos imigrantes nordestinos, que colonizaram a Região Amazônica a partir do século XVIII e posteriormente se expandiu para o Maranhão.
O feijão manteiguinha é uma das subclasses do feijão-caupi, seu grão é de cor bege e possui tamanho extra-pequeno, sendo um ingrediente com expressividade na culinária da região Norte. É rico em minerais, fibras, proteínas e aminoácidos essenciais, sendo uma das fontes alimentares mais importantes e estratégicas para as regiões tropicais e subtropicais do planeta e tem um custo baixo de produção, por isso ele é um dos principais cultivos de muitas comunidades do estado do Pará. Devido ao seu alto valor nutritivo, o feijão caupi é cultivado principalmente para o consumo humano, in natura, na forma de conserva ou desidratado. Além disso, também é empregado como forragem verde, feno, ensilagem, farinha para alimentação animal e, ainda, como adubação verde e cobertura do solo.
O produto em questão é comercializado na Feira de Orgânicos da Praça Brasil em Belém, e conforme a informação dos produtores, este feijão não produz muito caldo no seu preparo. E foi obtido no Congresso Internacional de Mandioca.
O feijão desta coleção é um proveniente da Rede Bragantina de Agricultura Orgânica.
Nome da planta - objeto - produto
Feijão manteiguinha orgânico
Número de Registro Etno
MFS_000693_etn
Referências
FREIRE FILHO, F. R.; RIBEIRO, V. Q.; BARRETO, P. D. SANTOS, A. A. Feijão-caupi: avanços tecnológicos. Brasilia: EMBRAPA, 2005. FILHO, F. R. F. et al. Feijão-Caupi no Brasil: Produção, Melhoramento Genético, Avanços e Desafios. 1. ed. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011. 84p.Feijão-Caupi no Brasil: Produção, Melhoramento Genético, Avanços e Desafios. 1. ed. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011. 84p.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Congresso internacional da mandioca | Feira de Orgânicos | Praça Brasil
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2017