Descrição Biocultural
O feijão verde (Vigna unguiculata (L.) Walp.) tem origem africana e foi introduzido no Brasil na segunda metade do século XVI pelos colonizadores portugueses no Estado da Bahia; no Pará, há registro de seu cultivo desde o século XVIII, com sua provável introdução sendo feita pelos imigrantes nordestinos que colonizaram a Região Amazônica nesse período. É conhecido popularmente como feijão de praia, feijão de rama, feijão de corda, manteiguinha e feijão da colônia. É rico em minerais, fibras, proteínas e aminoácidos essenciais, sendo uma das fontes alimentares de baixo custo mais importantes e estratégicas para as regiões tropicais e subtropicais do planeta. Devido ao seu alto valor nutritivo, é cultivado principalmente para o consumo humano, in natura, na forma de conserva ou desidratado. O feijão desta coleção é proveniente da Rede Bragantina de Agricultura Orgânica e foi adquirido na feira do Ver-O-Peso.
Nome da planta - objeto - produto
Feijão Sempre Verde Orgânico.
Número de Registro Etno
MFS_000855_etn
Referências
FILHO, F. R. F. Feijão-Caupi no Brasil: Produção, Melhoramento Genético, Avanços e Desafios. 1. ed. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011. 84p.
FREIRE FILHO, F. R. et al Melhoramento genético do feijão-caupi na Embrapa Amazônia Oriental: período de 2013 a 2022. 1ª edição Publicação digital (2023): PDF. Brasília, DF: Embrapa, 2023
OLIVEIRA, A. M. C.; NETO, B.M.; ROCHA, M.M.; SILVA, M.R.; OLIVEIRA, M.R. Produção de alimentos na base do feijão-caupi (Vigna unguiculata): importância nutricional e benefícios para a saúde. Research, Society and Development, v.10, n. 14, 2021.
Categoria
País
Estado
Local da Obtenção
Doador
Ano de Entrada
2025
Categoria de Uso
Data
16 de junho de 2025