Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A flauta de êmbolo é um instrumento musical bastante comum em celebrações e festejos de comunidades indígenas brasileiras. Sua confecção é feita a partir do caule lenhoso do bambu (colmo), cortado em pequenas tiras em forma de tubo. Este tubo não possui os orifícios comuns das flautas convencionais, ao contrário, apresenta apenas um êmbolo que se ajusta no interior do tubo. O movimento de entrada e saída do êmbolo emite sons que saem por um orifício terminal e estes se assemelham à vocalização de pássaros. O bambu deste instrumento pertence aos gêneros Bambusa Schreb. ou Gigantochloa Kurz ex Munro, família Poaceae, sendo uma planta comum em regiões tropicais e subtropicais, como a Ásia e América Latina. O bambu lenhoso é uma gramínea gigante que por volta dos quatro anos de idade já é possível retirar partes do colmo para a elaboração de ferramentas. A flauta desta coleção foi produzida por indígenas da etnia Mbyá-Guarani, família lingüística Tupi-Guarani. É parte da tradição desta etnia a fabricação e venda de instrumentos musicais, pois sua cultura é fortemente influenciada pela música. No Brasil, os Mbyá vivem em aldeias no litoral, concentrando-se nos estados do Sul e Sudeste.
Nome da planta - objeto - produto
Flauta de Êmbolo
Número de Registro Etno
MFS_000568_etn
Referências
Percepção de saúde na etnia Guarani Mbyá e a atenção à saúde
Almir de Amorim Von Held; Marianna Soares Chaves Lopes; Sônia Maria Neves Bittencourt de Sá; Dora de Oliveira e Silva Porto. Atenção Básica • Ciênc. saúde coletiva 16 (suppl 1). 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000700024
Pires Milezzi, Maika. O artesanato guarani entre o encanto e o conflito: A intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial. 136 p. Dissertação (Mestrado - Mestrado em Design) Universidade de Brasília, 2016.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019