Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: As flores desta coleção estavam depositadas nos túmulos e ossuário de sacerdotes e Arcebispos da cidade de Belém. No cristianismo elas representam o florescer da vida eterna e demonstram o carinho e afeto; ademais, faz-se uma comparação entre as flores e a alma, pois acredita-se que na primavera do paraíso a alma irá ficar bela como as flores que lhe são dadas. Outrossim, ambas as espécies de flores não são endêmicas no Brasil.
Hydrangea macrophylla (Thunb.) Ser., conhecida popularmente como hortênsia, é uma espécie arbustiva nativa do Japão e China, cultivada como planta ornamental pela sua beleza, pois sua inflorescência possue cores vibrantes como azul ou rosa. São encontradas mais facilmente em todas as regiões temperadas e subtropicais.
A erva Gypsophila paniculata L. é uma planta cultivada mundialmente para comercialização, sendo originária da Europa, comumente conhecida pelos nomes de gipsófila, mosquitinho e cravo-do-amor, sua procura deve-se principalmente por possuir pequenas flores brancas numerosas, fornecendo a essa espécie uma beleza angelical.
Nome da planta - objeto - produto
Flores Tumulares
Número de Registro Etno
MFS_000626_etn
Referências
Gypsophila paniculata. Reflora. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 16 out. 2021.
Hydrangea macrophylla. Tropicos. Jardim Botânico de Missouri. Disponível em:. Acesso em: 16 out. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Caryophyllaceae > Gypsophila paniculata L. | Hydrangeaceae > Hydrangea macrophylla (Thunb.) Ser.
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019