Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A palha/folha de tucumã é proveniente do tucumanzeiro Astrocaryum vulgare Mart., espécie da família Arecaceae, uma palmeira típica da região amazônica que apresenta usos múltiplos. Seus frutos são importantes na alimentação humana e animal, o óleo obtido das sementes funciona como um poderoso recurso medicinal, enquanto que as folhas cobrem moradias e das fibras são confeccionados utensílios domésticos e artesanais. Os indígenas usam as folhas dessa palmeira para fazer cordas dos arcos, redes para pescar e para dormir e das fibras resistentes fazem suas cestarias, ressalta-se que das folhas novas são produzidos objetos artesanais de traçados mais delicados. Da madeira dura e resistente obtém-se desde bijuterias até construções rurais. Ademais, utilizam o óleo da polpa e da amêndoa como comestíveis (na cozinha), para passar no corpo (em massagens), no cabelo e para tratar doenças.
Em algumas comunidades tradicionais do Marajó, no Pará, se extrai das sementes do tucumã as larvas que atuam na preparação do óleo de bicho do tucumã. Essas larvas são importantes fontes de proteína para os moradores locais, enquanto que o referido óleo é utilizado na alimentação e como recurso medicinal, pois combate asma, inchaço e luxação.
Nome da planta - objeto - produto
Folha do Tucumã 2 - Peciolo/ Base/ Meio/ Ápice
Número de Registro Etno
MFS_000496_etn
Referências
LIMA, L. P.; GUERRA, G. A. D.; MING, L. C.; MACEDO, M. R. A. Ocorrência e Usos do Tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) em Comunidades Ribeirinhas, Quilombolas e de Agricultores Tradicionais No Município De Irituia, Pará. Amazôn., Rev. Antropol. (Online) 5 (3) Especial: 762-778, 2013.
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Salvaterra
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018