Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A mandioca (Manihot sp.) é um alimento rico em carboidratos e um dos mais frequentes e populares em várias regiões do mundo. O Brasil é um dos maiores produtores desta raiz, especialmente nas regiões norte e nordeste. Além da produção de farinhas, extrai-se a goma da mandioca, também chamada de fécula. A goma é um alimento muito apreciado em algumas partes do Brasil e, por ser livre de gordura e glúten, é empregado em variadas receitas devido suas características peculiares. Em água fria, o amido forma uma suspensão leitosa, mas se deposita rapidamente, o que permite fácil separação. Em água aquecida o amido gelelfica (gomifica). A partir da fécula gomificada, podem ser fabricados diversos produtos, como o polvilho-azedo, a tapioca, o sagu e o xarope de glicose, dentre outros.
Nome da planta - objeto - produto
Goma de Mandioca
Número de Registro Etno
MFS_000457_etn
Referências
LUNA, A. T.; RODRIGUES, F. F. G.; COSTA, J. G. M.; PEREIRA, A. O. B. Estudo físico-químico, bromatológico e microbiológico de Manihot esculenta Crantz (Mandioca), 2013.
ARAÚJO, Lyana Rener da Silva et al. Análise microbiológica da goma de mandioca vendida nas feiras livres do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2020.
MELO, L. R. C.; CASTRO, A. O.; SILVA, F. D. R.; TAVARES, M. F.; PATROCÍNIO, K. R. A. Tapioca na mesa dos brasileiros, 2016.
ERAZO, Rafael de lima; SILVA, Lindomar de Jesus de sousa; PEREIRA, Henrique dos santos. PROCESSOS DE TRABALHO NA INDÚSTRIA FAMILIAR ARTESANAL DE FARINHA E GOMA DE MANDIOCA DA REGIÃO DE JANAUACÁ, AMAZONAS. Terceira Margem Amazônia, v. 3, n. 10, 2018.
Categoria
País
Estado
Município
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2018