Descrição Biocultural
Nativo da Amazônia, o guaraná ( Paullinia cupana Kunth Sapindaceae ) é uma planta arbustiva, trepadeira, domesticada há séculos pelo povo Indígena Sateré Mawé na região que atualmente compreende o município de Maués, estado do Amazonas. Mais que um produto agrícola, o guaraná é o passado, o presente e o futuro do povo junto ao qual foi encontrado pelos missionários jesuítas que fizeram o primeiro registro histórico de sua ocorrência na região interfluvial Madeira-Tapajós, na segunda metade do século XVII. Constitui, desde então, o marcador étnico por excelência do povo Sateré-Mawé, os inventores da cultura do guaraná e os primeiros a fazer o beneficiamento e a comercialização, algo registrado desde o período colonial. O guaraná também é chamado de waraná na linguagem dos Sateré-Mawé, pois estes se autodenominavam como ‘filhos do guaraná’. O guaraná é considerado um produto medicinal, sendo empregado como estimulante físico, diurético, servindo para combater diarréia, enxaqueca e impotência. Também foram ressaltados seus benefícios em casos de gota, nevralgia, reumatismo, palpitações, catarro, retenção da urina, vômitos, em doenças nervosas, cãibras no estômago, fraqueza em geral, melancolia e epilepsia.Em sua composição, contém cafeína, proteína, açúcares, amido, tanino, potássio, fósforo, ferro, cálcio, tiamina e vitamina A. O teor da cafeína em sua semente pode variar de 2,0 a 5,0% (do peso seco), maiores que do café (1 a 2%), erva mate (1%) ou cacau (0,7%). O produto desta coleção é uma bebida gaseificada, como um refrigerante de guaraná produzido pela empresa Guaraná Amazônia que se localiza no município de Abaetetuba, Pará.
Nome da planta - objeto - produto
Guaraná Amazônia
Número de Registro Etno
MFS_000796_etn
Referências
Figueroa, Alba Lucy Giraldo. Guaraná, a máquina do tempo dos Sateré-Mawé. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 11, n. 1, p. 55-85.
Somner, G.V., Medeiros, H. 2020. Paullinia in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (https://floradobrasil2020.jbrj.gov.br/FB24714).
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Rua Siqueira Mendes, 1785 - Bairro Centro - Abaetetuba - Pará.
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Coletor
Ano de Entrada
2021