Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Mentha spicata L. é uma erva de origem europeia, introduzida e cultivada no Brasil, sendo conhecida pela presença do composto mentol que em contato com a pele provoca sensação de frescor. Esse metabólito secundário é de interesse farmacêutico e alimentício e compõe produtos como géis de massagem, talcos, emplastos, balas, chás, dentre outros. Estudos apontam a eficácia do chá de menta no tratamento de parasitoses, bem como sua ação antibiótica e antioxidante. Muitas das propriedades provêm de seus metabólitos secundários ricos em hidrocarbonetos terpênicos, álcoois simples e terpênicos, aldeídos, cetonas, fenóis, ésteres, éteres, óxidos e ácidos orgânicos. Na comunidade de Vila do Areal, em Santa Maria do Pará, o chá das folhas e talos é utilizado para o tratamento de cólica menstrual, dor de barriga e gases.
Nome da planta - objeto - produto
Hortelanzinho Roxo - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000384_etn
Referências
SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira et al. Farmacognosia: do produto natural ao medicamento. Artmed Editora, 2016.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS. DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS. A fitoterapia no SUS e o Programa de Pesquisas de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos. Ministério da Saúde, 2006.
ALMEIDA, Priscilla Prates de. Extração de óleo essencial de hortelã (Mentha spicata L.) com misturas de solventes a alta pressão. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
Nº de Registro de Exsicata
MFS007891
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2018