Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O objeto desta coleção é a hóstia, feita de trigo, que consiste em pão não fermentado (ázimo) usado na celebração eucarística. O trigo (Triticum sp.)é uma planta herbácea originária de gramíneas selvagens da Ásia, em região próxima dos rios Tigre e Eufrates, há 10.000 e 15.000 anos atrás. O grão do trigo, denominado cariopse, é pequeno (mede, em média, 6-7 mm) e seco, sendo usado na produção da farinha de trigo. A hóstia geralmente é produzida em mosteiros e conventos, e segue as normas eclesiais para a produção, contendo apenas de farinha de trigo e água. É parte integrante de um modelo cerimonial que é acompanhado de ato de consagração, adoração e louvor, que geram comoção geral na missa. A ação de ver a hóstia levantada, seguida pelas badaladas dos sinos da igreja, criam um ambiente de recolhimento e reflexão, de modo que os olhos e ouvidos se transformam em canais de sensibilização da alma e de abrandamento do corpo.
Nome da planta - objeto - produto
Hóstias
Número de Registro Etno
MFS_000613_etn
Referências
TEODORO, Leandro Alves. O poder sacralizado dos clérigos de Castela (século XIII e início do século XIV). Anos 90, v. 26, p. 1-18, 2019.
BARBIERI, R. L.; STUMPF, E. R. T. Origem e evolução de plantas cultivadas. 1. ed. Brasília: Embrapa informação tecnológica, 2008. 909 p. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/746617/origem-e-evolucao-de-plantas-cultivadas. Acesso em: 15 ago. 2020.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019