Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Também conhecida como Espada-de-Ogum, Sansevieria trifasciata Prain é uma planta herbácea, perene, ereta, ornamental, tóxica e pode alcançar até 1 m de altura. Suas folhas são grandes, largas e achatadas, com formato lanceolado, de consistência suculenta, e coloração verde com manchas transversais em tom de verde escuro e borda amarela. É de origem africana com ampla distribuição, cultivada em vasos e canteiros em vários lugares do mundo. A espécie apresenta 50 tipos de alcaloides, leucoantocianidinas, saponinas esteroidales, cumarinas, lactonas sesquiterpénicas, glicosídios cardiotônicos, carotenoides e carboidratos. Possui cristais de oxalato de cálcio e outros ácidos orgânicos nas folhas e rizoma, que são tóxicos e causam irritação da mucosa bucal e do esôfago, assim como do estômago. Apesar dos raros usos medicinais dados a esta espécie, dados científicos indicaram compostos bioativos em espécies do gênero Sansevieria Petagna com ação antioxidante e antimutagênico, analgésica, anti-inflamatória e hepatoprotetora. No contexto litúrgico, é empregada em banhos de descarrego, defumadores, no ritual do amaci, e cultivada em vasos e canteiros como elemento de proteção contra energias negativas. O amaci é preparado com folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar de acordo com as orientações do guia chefe da casa; age como neutralizador de correntes negativas e energizador, dando a pessoa força suficiente para continuação dos trabalhos espirituais. A defumação das folhas é usada contra mau olhado.
Nome da planta - objeto - produto
Joana D'arc - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000169_etn
Referências
PAGNOCCA, T.S. USO DE PLANTAS TERAPÊUTICAS EM RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS NA ILHA DE SANTA CATARINA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA, Florianópolis
2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186839/PBFA0038-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y.
SILVA, J. D. de S. Composição Fitoquímica e Usos Medicinais da Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): Uma Revisão. CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO 1FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349776550_Composicao_Fitoquimica_e_Usos_Medicinais_da_Espada-de-Sao-Jorge_Sansevieria_trifasciata_Uma_Revisao.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006748
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Salvaterra
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2017