Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P.Queiroz é uma árvore que pode chegar até 20m de altura, nativa do território brasileiro, com prevalência na região nordeste. É comumente utilizada como ornamental (na arborização urbana) e na construção civil por conta de sua madeira resistente. Na medicina tradicional a vagem e os extratos da casca da árvore apresentam atividade antibiótica, bem como o pó desta casca trata feridas cutâneas. Outras indicações, como analgésicas, anticoagulantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas, antiulcerogênicas, cicatrizantes, hipoglicemiantes e anti-histamínicas, também são relatadas em estudos de atividade biológica. A análise dos extratos aponta a presença de polifenóis funcionais que lhe conferem a propriedade antibactericida e anti-inflamatória. Na Vila do Jeju, em Santa Maria do Pará, o uso tópico da vagem é aplicado no tratamento de baques.
Nome da planta - objeto - produto
Jucá - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000392_etn
Referências
DROZINO, Ricardo Nascimento et al. Mini revisão: BIOATIVOS DE Libidibia ferrea E SUAS AÇÕES EM ODONTOLOGIA. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 1, p. 39-47, 2017.
DE SOUSA, Delma Silva et al. ESTUDO ETNOBOT NICO DE Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) LP Queiroz EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS–PIAUÍ. Atena, p. 1-388–416.
DE SOUZA PAIVA, Weslley et al. Atividade antibacteriana da casca do jucá (Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) LP Queiroz), frente a Staphylococcus spp. isolados do leite de cabras com mastite. Archives of Veterinary Science, v. 20, n. 2, 2015.
Nº de Registro de Exsicata
MFS007798
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Leguminosae - Caesalpinioideae > Libidibia ferrea (Mart.ex Tul.) L.P. Queiroz
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2018