Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A planta coca é um arbusto terrícola, que pode alcançar de 1 a 2 metros de altura, amplamente encontrada nas regiões do Peru e Bolívia. A coca é uma das plantas de cultivo mais antigo dos povos da América do Sul. As folhas de coca contêm diversos componentes químicos conhecidos como alcaloides. Os alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais “o mal das montanhas”. Além disso, a Coca é conhecida como a "planta divina dos Incas", "planta sagrada" etc., fazendo parte de diversas culturas andinas e tem seu uso validado como planta celebrada em rituais religiosos. É denominada de Kuka, na língua quíchua.
Algumas comunidades tradicionais da América do Sul realizam o uso concomitante, no ato da mastigação, de cinza ou bicarbonato de sódio, este uso, deve-se ao fato de sua absorção pela mucosa da cavidade oral só se realizar em pH alcalino, os efeitos gerados por este ato, tem ação farmacológica, semelhante ao estímulo provocado pela ingestão de doses elevadas de cafeína, não sendo, no entanto, acompanhada de euforia.
Nome da planta - objeto - produto
Folha de Coca
Número de Registro Etno
MFS_000282_etn
Referências
BARRETO, Ivan Farias . O uso da folha de coca em comunidades tradicionais: perspectivas em saúde, sociedade e cultura. SciELO, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/jRWvGPfgYGPSyFTVnszJZGK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2024.
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2017