Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Bebida alcoólica feita com o fruto do jenipapo, açúcar, água e cachaça. Destes a cachaça e o melaço, feito de água com o açúcar, constituem a base dos licores ao qual se adicionam extrato aromáticos de frutos, com o intuito de atribuir o sabor. Genipa americana L. é uma árvore de até 30m de altura, nativa do Brasil e muito presente na cultura indígena, seja pelo seu uso para a produção de tintura, ou como medicinal. Historicamente, o primeiro produto extraído do jenipapo seria uma tintura azul-escura à base de tanino, que, para os ameríndios pré-colombianos, apresentava propriedades mágicas e medicinais. Os frutos são bagas globosas, de cor parda e casca fina, solta e enrugada; a polpa possui cor parda, suculenta, de sabor e odor pronunciado e característico, com sementes fibrosas e achatadas. Podem ser consumidas tanto de forma in natura como sob a forma de diferentes produtos, dentre eles se destacam a compota, doces, sorvete, suco, licor e vinho.
Nome da planta - objeto - produto
Licor de Genipapo
Número de Registro Etno
MFS_000440_etn
Referências
MARINHO, Silvio Carvalho et al. Qualidade físico-química de licores artesanais de jenipapo (Genipa americana L) comercializados em São Luís, MA. Hig. alim., p. 78-80, 2013.
DE FIGUEIREDO, Raimundo W. et al. Características físicas e químicas do jenipapo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 21, n. 4, p. 421-428, 1986.
HAMACEK, F. R.; MOREIRA, A. V. B.; MARTINO, H. S. D.; RIBEIRO, S. M. R.; PINHEIRO-SANT’ANA, H. M. Valor nutricional de jenipapo. Alim. Nutr.= Braz. J. Food Nutr., Araraquara, v. 24, n. 1, 2013.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Doador
Ano de Entrada
2018